De raízes capixabas e com vinte oito anos de existência, o Grupo Moxuara nasceu do sonho de fazer música viva, capaz de transpassar o tempo, o espaço, as gerações e as fronteiras. O nome Moxuara é uma homenagem a um belíssimo maciço de granito de 724 metros de altura, situado em Cariacica – ES, que em tupi significa “Veio de Diamantes”.
Endereço: Rua Damasco, 55 , Vila Palestina, 29145-604, Cariacica, ES
CEP: 29145-604
Logradouro: Rua Damasco
Número: 55
Complemento:
Bairro: Vila Palestina
Município: Cariacica
Estado: ES
Descrição
O Grupo Moxuara nasceu no inverno de 1991 com o propósito de fazer música capaz de traspassar o tempo, as gerações e as fronteiras. Mas manter esta musica viva e torna-la fértil é um trabalho permanente que o grupo mantém ao cantar a história de sua gente com suas tradições, sentimentos, hábitos e valores.O Moxuara foi idealizado para ser o elo entre a tradição e a modernidade, para valorizar, divulgar e popularizar uma música que retrata a alma do povo brasileiro e reproduz todo o encantamento das cidades do interior.
O MOXUARA, ressaltando sua verve regionalista, apresenta uma musicalidade que extrapola as exigências de mercado, trazendo melodias de viola caipira, marcadas pelo ritmo e pelos efeitos percussivos dos tambores de congo e congada, trazendo influências da música popular, erudita e regional, com a utilização de instrumentos alternativos e expressões regionais da linguagem popular, tudo isso enriquecido por temas que trafegam entre o rural e o urbano. Busca cantar e encantar seres de qualquer idade de qualquer origem, mostrando uma visão artística que se funde com mensagens alusivas à preservação da vida.
O grupo já Participou de vários festivais, programas de Televisão como Arrumação de Saulo Laranjeira - TV Alterosa, BH e Sr. Brasil de Rolando Boldrin - TV Cultura, SP; Já realizou mais de 500 shows e tem seis CDS gravados:
• O "QUARTO CRESCENTE" lançado em 1996 insere efetivamente o grupo no cenário cultural brasileiro, trazendo em suas canções toda a beleza da natureza cantada em versos.
• O "PONTOS E NÓS" lançado em 1999 declara o amor do MOXUARA pela cultura popular brasileira. Falam da cidade e da vida urbana com suas relações intrínsecas com o homem do campo.
• Fruto do programa MUSICULTURARTE, em 2002 o CD-LIVRO com o mesmo nome é lançado com vozes e ilustrações de 150 crianças das escolas envolvidas no projeto.
• Em 2003 depois de tanto semear chegou o "TEMPO DE COLHER”, com melodias e arranjos que ornamentam os temas sociais, e prova definitivamente que é possível se urbanizar sem perder a raiz e amadurecer sem perder a identidade.
• Em 2006, na homenagem aos cem anos do Porto de Vitória, o Grupo lança a primeira coletânea do Moxuara que enfoca o mar das águas e do amor.
• Em 2008, o grupo em parceria com violeiros de SP, MG, PR, lança o CD Violando Fronteiras.
• Em 2011, o Grupo lança seu quinto CD de Carreira do Grupo, “Aventura”.
• Em 2012, lança seu primeiro DVD intitulado Também “Aventura”.
Ao longo de sua história, o Moxuara dividiu palco com Dona Inezita Barroso, Xangai, Pereira da Viola, Geraldo Azevedo, Décio Marques, Milton Nascimento, Chico Lobo, Saulo Laranjeira e outros... Também já fizeram abertura de shows consagrados como o de Alceu Valença, Zélia Duncan, Zeca Baleiro e Almir Sater e Sergio Souto.