As informações deste registro é histórico gerado em 24/01/2020 ás 22:58:52.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Museu Aberto das Tartarugas Marinhas - Fundação Pró-Tamar - Praia do Forte/BA

O Museu do TAMAR da Praia do Forte foi criado em 1982. Junto com a base de pesquisa, ocupa uma área total de dez mil metros quadrados no entorno do farol Garcia D’Ávila. Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Banheiros adaptados;Bebedouro adaptado;Circuito de visitação adaptado;Rampa de acesso;Corrimão nas escadas e rampas;Sanitário adaptado

Horário de funcionamento: Aberto diariamente das 08:30 às 18:00

Site: http://tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=1

Email: centrodevisitantes@tamar.org.br

Telefone Público: (71) 3676-0321

Endereço: Alameda do Sol, s/n, Zona Rural, Praia do Forte, 48280-000, Mata de São João, BA

CEP: 48280-000

Logradouro: Alameda do Sol

Número: s/n

Complemento: Zona Rural

Bairro: Praia do Forte

Município: Mata de São João

Estado: BA

Descrição

O Museu do TAMAR da Praia do Forte foi criado em 1982. Junto com a base de pesquisa, ocupa uma área total de dez mil metros quadrados, cedida pela Marinha do Brasil/Comando do IIº Distrito Naval, no entorno do farol Garcia D’Ávila.

A biodiversidade, a beleza natural e a riqueza histórica e cultural desta região turística fazem do Museu um dos mais frequentados do Brasil, atendendo a cerca de 600 mil pessoas/ano, entre membros da comunidade, estudantes, pesquisadores e turistas brasileiros e estrangeiros. Está juntamente com o de Florianópolis, entre os 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.

Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida. Tem multimídia, cinema, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja e restaurante. Um espaço cultural recebe eventos com artistas nacionais, internacionais e locais. As informações estão distribuídas por todo o espaço, através de painéis em português e inglês.

Serenata no Tamar - No Espaço Cultural do TAMAR Praia do Forte, todos os sábados, a partir das 19 horas, encontre o melhor da cozinha local e música de primeira. A cada semana, uma apresentação especial dá o tom da noite, em um ambiente ideal para estar com a família e amigos. Já são três anos de rock, blues, jazz, samba, reggae, axé, MPB, gêneros variados, artistas consagrados e grupos locais. Música, cultura, ciência e gastronomia para a conservação das tartarugas marinhas.

Publicado por

Gonzalo Rostan

Gestor Nacional dos Museus administrados pela Fundação Pró-Tamar - Museus Abertos da Tartaruga Marinha localizados em Praia do Forte/BA, Aracaju/SE, Vitória/ES, Ubatuba/SP, Florianópolis/SC, Fernando de Noronha/PE e Arembepe/BA