{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
O projeto, contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos nº 018/2017, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, prevê a montagem de Resto, espetáculo teatral, pelo Grupo Z. O espetáculo tem como ponto de partida, O Processo, de Kafka e pretende dialogar com a judicialização corrente no país e com a polarização crescente de posicionamentos políticos e ideológicos.
Site: http://www.facebook.com/GrupoZdeTeatro http://www.facebook.com/GrupoZdeTeatro
Descrição
Este projeto centra-se na montagem do espetáculo teatral Resto, pelo Grupo Z, bem como em sua temporada de estreia.O espetáculo será montado através de processo colaborativo – o que inclui a criação de sua dramaturgia – e tem como ponto de partida o romance O Processo, de Kafka. Não se trata, no entanto de uma adaptação do mesmo ou de sua transposição para a cena, mas de tomá-lo como ponto de partida e referência para a criação do trabalho, que pretende dialogar com a judicialização que se tem observado no país e, mais que isso, com a polarização que veio se tornando cada vez mais intensa nos posicionamentos ideológicos. Juntamente com essa polarização, há a tendência generalizada de cidadãos se investirem do poder de juízes e proferirem julgamentos e vereditos, nomeando, de acordo com as convicções pessoais, heróis e bandidos. Dessa tendência, nem mesmo a arte tem escapado e várias manifestações artísticas são julgadas e condenadas tendo como base as convicções pessoais de seus detratores. A saga de Josef K., personagem de O Processo, em busca de uma explicação para sua prisão – sem nunca consegui-la – será tomada como referência para o espetáculo que não pretende discutir a trajetória de uma figura em particular no cenário nacional, mas do cidadão comum e da animosidade que vem crescendo entre nós.
Além da montagem do espetáculo em questão, será também realizada a temporada de estreia do mesmo, com dez apresentações, sendo três elas gratuitas e as demais com ingressos a preços populares.
Será mantido, também, um blogue durante toda a montagem, aberto à colaboração de todos os participantes, de forma que o público interessado poderá acompanhar o processo do grupo e interagir com ele.
Durante a temporada, será oferecido um workshop gratuito, aberto à comunidade, "O ator em processo" – dirigido prioritariamente a profissionais e estudantes de artes cênicas e áreas afins – com o objetivo de compartilhar com os participantes aspectos marcantes do processo de criação, sobretudo no que diz respeito ao papel do ator no processo colaborativo.