marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
MEMÓRIAS DE FAMÍLIAS NEGRAS É TEMA DE SESSÃO CINECLUBISTA
No mês de julho o Cineclube Afoxé realizará uma sessão na Biblioteca Pública do Espírito Santo, na terça-feira, dia 03/07/2018, às 18:30 h. Serão exibidos dois curtas “Travessia”, de Safira Moreira, e “Dara”, de Renato Candido de Lima.
Site: http://cineclubeafoxe.blogspot.com/ http://cineclubeafoxe.blogspot.com/
Descrição
MEMÓRIAS DE FAMÍLIAS NEGRAS É TEMA DE SESSÃO CINECLUBISTANo mês de julho o Cineclube Afoxé realizará uma sessão na Biblioteca Pública do Espírito Santo, na terça-feira, dia 03/07/2018, às 18:30 h. Serão exibidos dois curtas “Travessia”, de Safira Moreira, e “Dara”, de Renato Candido de Lima. Os dois curtas abordam de modo poético a memória de famílias negras.
A diáspora africana, imigração forçada de homens e mulheres do continente africano para outras regiões do mundo, trouxe para o Brasil famílias inteiras que foram separadas quando as vidas de homens, mulheres e crianças negras eram comercializadas. Na condição de escravizados, a manutenção dos laços sanguíneos nunca era respeitada. As famílias negras brasileiras nascem dessa história marcada pela violência da separação e múltiplas formações possíveis sanguíneas ou não.
No documentário “Travessia”, a diretora Safira Moreira, parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro. Já na ficção “Dara”, de Renato Candido de Lima, trata do reencontro de uma família do interior da Bahia na cidade de São Paulo, nos anos 60, pelo olhar de uma garota negra de 10 anos. Após a exibição dos filmes acontecerá uma roda de conversa com convidadas Eliane Araújo e Carol Ornellas.