{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
No mês de setembro o Cineclube Afoxé faz a sua sessão na rua. Será no bairro Goiabeiras, no sábado, dia 01, às 18 horas, em parceria com a Mangueoteca. A sessão será uma homenagem a identidade capixaba tão bem representada pelas paneleiras de goiabeiras, ofício de mulheres que preservam a cultura dessa terra. Serão exibidos dois curtas ambientados no bairro.
Site: http://cineclubeafoxe.blogspot.com/ http://cineclubeafoxe.blogspot.com/
Descrição
As paneleiras de goiabeiras são o tema da sessão do Cineclube AfoxéNo mês de setembro o Cineclube Afoxé faz a sua sessão na rua. Será no bairro Goiabeiras, no sábado, dia 01, às 18 horas, em parceria com a Mangueoteca. A sessão será uma homenagem a identidade capixaba tão bem representada pelas paneleiras de goiabeiras, ofício de mulheres que preservam a cultura dessa terra. Serão exibidos dois curtas ambientados no bairro.
“Beatitude”, de Dell Freire, faz uma releitura do mito de Anastácia, a mulher escravizada divinizada pela cultura afro-brasileira. A jovem Anastácia, uma das mulheres responsáveis pela confecção de panelas de barro em Goaibeiras, é vista pelo orixá Ajalá. Apaixonam-se. O amor dos dois vai causar a alegria em uns deuses e a ira em outros. Esse amor perfeito irá resultar numa comunhão divina entre homens e deuses, mostrando que todo homem e toda mulher é uma divindade através da realização de seu trabalho no dia-a-dia.
O segundo curta a ser exibido é o documentário “Mulheres de Barro”, de Edileuza Souza. Em meio aos relatos de suas histórias de amor, doze mulheres, Paneleiras e Congueiras de Goiabeiras Velhas-ES, confeccionam suas panelas de barro com a mesma força e destreza com que a vida moldou seus destinos e afetos. Apesar de uma vida sofrida essas mulheres conquistaram uma velhice tranquila retirando do barro e do congo a razão e o prazer de viver.
Após a exibição, haverá uma roda de conversa com a participação da presidenta da Associação de Paneleiras de Goiabeiras Berenice Correia, da professora Andréa Ramos e do diretor do filme 'Beatitude' Dell Freire.
A Mangueoteca é uma biblioteca comunitária que funciona na varanda da casa de Ester e Jimmy. Além da biblioteca, há em funcionamento um cursinho pré-vestibular e atividades culturais.