marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Criação e montagem do espetáculo Em Má Companhia (título provisório) pela Repertório Artes Cênicas & Cia e o Grupo Z de Teatro.
Descrição
O projeto reúne dois dos principais coletivos de artes cênicas em atividade no Espírito Santo – o Grupo Z de Teatro e a Repertório Artes Cênicas e Cia – na criação e montagem do espetáculo Em Má Companhia (título provisório) e em sua temporada de estreia.Os dois grupos dividem a Má Companhia, espaço que serve como sede a ambos e que, além disso, abriga eventualmente outros artistas – cênicos ou de outras linguagens –, espetáculos e eventos artísticos da cidade. A casa que hoje abriga os coletivos, construção do Centro Histórico de Vitória, no entanto, tem outros antecedentes.
Já funcionou como sede – legal e clandestina – do Partido Comunista Brasileiro, já esteve abandonada, sendo foco de uma infestação de ratos, já funcionou como prostíbulo. De uma maneira ou de outra, o imóvel sempre esteve ligado a alguma forma de resistência. Mais do que examinar a história do imóvel, parte-se dela para tratar dessas formas de resistência, das relações entre a casa e a cidade e sobre o Centro de Vitória – também um espaço de resistências, seja dos goitacás em relação ao colonizador, de figuras como Maria Ortiz (que expulsou invasores holandeses no século XVII), contra a ditadura militar, reduto de resistência cultural da cidade em diferentes momentos.
Além da criação e da montagem do espetáculo, será realizada a sua temporada de estreia, com dez apresentações – três gratuitas e as restantes com ingressos a preços populares. Durante a temporada, será oferecido um workshop gratuito, aberto à comunidade – Direção: criação, provocação e condução de processos teatrais. O curso será ministrado por Fernando Marques e Nieve Matos – dramaturgos e diretores do Grupo Z e Repertório, respectivamente – e destinado prioritariamente a profissionais e estudantes de artes cênicas e áreas afins, com o objetivo de compartilhar com os participantes aspectos marcantes do processo de criação da encenação do trabalho.