
CineMóbile 2018
12. Sessão final (25/10): formação cultural, exibição do curta ‘Pescadores Urbanos’ e longa ‘Que horas ela volta’ no Projeto Legal.
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Sessão realizada no Projeto Legal (de assistência a jovens desamparados), em Central Carapina. Contou com roda de conversa com Bárbara Ribeiro sobre produção cultural, como ação de formação do público em atividades culturais no bairro. Seguido a essa conversa, estreamos o curta ‘Pescadores Urbanos’ (Produção Maré, 15 min.), seguido do longa ‘‘Que horas ela volta?’ (Anna Muylaert, 1h 54 m).
Descrição
Dentro da proposta de ser uma ação de formação cultural, buscamos realizar roda de conversa com o público adolescente que frequenta o Projeto Legal (Rede Aica) em Central Carapina. O tema da roda era Projetos Culturais, buscando através da mostra de ações culturais diversas, incentivar os interessados a se envolver em projetos culturais. Para isso, discutimos como é possível ter sustento financeiro com esse caminho, apontando para isso ações apoiadas por este edital, e grupos culturais com abertura, como o Slam Botocudos e as batalhas de rap, um caminho que tem atraído jovens para outras expressões artísticas. Após essa conversa, realizamos a estreia do curta realizado por nós (coletivo Maré), o ‘Pescadores Urbanos’, através do edital de Coletivos Artísticos Juvenis. O filme aborda a cultura dos pescadores na cidade de Vitória. Tivemos uma roda rápida de comentários, onde descobrimos que alguns ali já estavam iniciados em algum campo artístico (um deles produzia vídeo no youtube, outra estava estudando a dança no funk). Ainda assim, a maioria não tinha uma iniciação ou sabia da existência de editais da Secult que apoiam a continuidade de tais iniciativas. Apontamos alguns meios para começar a trilhar esse caminho, se inteirando dos projetos no Banco Passarela, recomendando o Sesc Glória, o Carlos Gomes, o Slam Botocudos e outros equipamentos e circuitos culturais. Por fim, exibimos o filme ‘Que Horas Ela Volta’, de forma a apresentar um exemplo do cinema nacional contemporâneo.