Límbico

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 21/01/2019 a 29/04/2019 às 23:59

Num espaço indefinido relações se estabelecem a partir do encontro. Ali, afetos se constroem e se desfazem, transformando em movimento os tão misteriosos, quanto encantadores, impulsos que perpassam os labirintos da mente. Esta é a concepção de Límbico, espetáculo de Dança Contemporânea do Coletivo Emaranhado com duração de 40 minutos coreografado por Ivna Messina.

Site: https://coletivoemaranhado.wixsite.com/coletivo/limbico https://coletivoemaranhado.wixsite.com/coletivo/limbico

Descrição

Release

O sistema límbico é responsável pelas emoções, vínculos afetivos, memória, equilíbrio e alguns sentidos. Foi explorando as suas características e como elas reverberam no corpo que o Coletivo Emaranhado construiu seu mais novo espetáculo, que leva o mesmo nome do complexo sistema neurológico.
“Límbico” aborda as relações e os enquadramentos sociais e alguns transtornos psicológicos por meio do movimento dos bailarinos, que construíram a coreografia em processo colaborativo sob a direção coreográfica da artista convidada Ivna Messina.
Ivna é uma artista transversal que utiliza o corpo e a dança como principal linguagem para a construção de seus trabalhos. Além de realizar o projeto “Isso não é Flamenco”, com o qual estreou recentemente o espetáculo “Bom Sujeito”, é também integrante do Grupo Z de Teatro como intérprete criadora.
“Límbico” busca avivar os sentidos, tanto do espectador quanto dos artistas em cena, estabelecendo relações e apresentando emoções que surgem através de alguns jogos de improviso. Dessa maneira, o espetáculo se apresenta com diferentes nuances a cada execução, ativando o estado de presença nos bailarinos e o frescor para a plateia.
Ivna Messina teve a preocupação em reunir traços do histórico de dança de cada bailarino para iniciar a pesquisa de movimentação, junto de jogos cênicos de contato e improvisação para abrir o campo de criação, estabelecendo estratégias de relacionamento entre os bailarinos baseados na reciprocidade. Exercícios com ênfase na lei da gravidade, nas forças que regem os corpos em movimento, explorando o equilíbrio, distribuição de peso, mecanismos de apoio, sustentação e alavancas. Este meio de criação nos proporcionou uma gama de possibilidades expressivas para criação das cenas.
O Coletivo Emaranhado surgiu no ano de 2013 e é formado por artistas que se interessam pela dança como eixo central de sua pesquisa, mas visando suas possíveis relações transversais com outras linguagens. Seus integrantes possuem formações diversas, que são aproveitadas para a construção de seus projetos. O Coletivo tem como política convidar diferentes artistas, de diferentes áreas, para conceber novas relações de linguagem a cada trabalho realizado.


Sinopse Divulgação

Num espaço indefinido relações se estabelecem a partir do encontro. Ali, afetos se constroem e se desfazem, transformando em movimento os tão misteriosos, quanto encantadores, impulsos que perpassam os labirintos da mente.

LÍMBICO

Num espaço indefinido relações se estabelecem a partir do encontro. Ali, afetos se constroem e se desfazem, transformando em movimento os tão misteriosos, quanto encantadores, impulsos que perpassam os labirintos da mente. Esta é a concepção de Límbico, espetáculo de Dança Contemporânea do Coletivo Emaranhado com duração de 40 minutos coreografado por Ivna Messina.
Emaranhado, teve uma pré-estreia no dia 27 de novembro no Centro Eliziário Rangel no Município de Serra, Espírito Santo e estreia nos dias 02 e 03 de dezembro no Teatro Fernando Torres na cidade de Guaçuí, Espírito Santo.
“Límbico” já foi premiado/contemplado no edital Aldeia Sesc Ilha do Mel 2017 e no Projeto Cena Local 2017, ambos do Centro Cultural Sesc Glória, realizando apresentações nas cidades de Vitória/ES, fizemos em nossa primeira pequena temporada. As apresentações no Sesc Glória foram no Teatro Virgínia Tamanini, todos os dia com público cheio, um de nossa maiores presentes. Ainda fomos contemplados no Edital de Ocupação do Teatro Carlos Gomes, Instrução Normativa 2016/2017, vamos ficar em cartaz no início de novembro de 2017 no Teatro Carlos Gomes.
Aproximadamente 500 pessoas já assistiram o Espetáculo Límbico na Grande Vitória, nosso objetivo e participar do edital de Circulação da Secult/ES e ter a oportunidade de levarmos nossa mensagem para outras regiões do Espírito Santo, na tentativa de levar para o maior número de pessoas nosso trabalho e pesquisa.

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Ricardo Reis

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Bailarino Profissional - DRT: 1832/ES

2016 – Cursando, graduação em Educação Física, Universidade Federal de Ouro Preto UFOP, Ouro Preto/ES.
2014 - Qualificação Profissional em Dança Contemporânea pela Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI, Vitória/ES.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem