marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Sob orientação de mam'etu mosoioio Kilunji dia Nzambi e planejamento coletivo em Oficina de Realização Audiovisual ministrada pelo cineasta Jefferson de Albuquerque Jr e assessorada pela artista multimeios Maresia, foi produzido o documentário colaborativo "Nzo Musambu ria Kukuetu", reconhecendo o templo como Ponto de Memória da Cultura Brasileira.
Descrição
Munidos de equipamentos viabilizados pelos recursos do Funcultura, foi realizada uma oficina de realização audiovisual para registro colaborativo das memórias do Nzo Musambu ria Kukuetu, templo em Bairro de Fátima, Serra, zelado por mãe Néia, também conhecida por seu nome no santo: mam'etu mosoioio Kilunji dia Nzambi.Com proposta de direção coletiva da comunidade da casa, foram realizados 13 encontros de trabalho entre pesquisa de referências, planejamento e captação dos depoimentos e das imagens de apoio. Além da orientação do cineasta e educador Jefferson de Albuquerque Junior, o projeto teve contínuo apoio do produtor Yuri Paris, ndumbe da casa e secretário da execução, e da artista multimeios Maresia, além de orientações pontuais do fotógrafo Chico Xavier e do audio designer Marcelo Shimu.
Saudando o candomblé Angola Congo cultivado no barracão, o roteiro desenvolvido pela equipe se constrói sobre o sagrado, a casa e a família. A partir das memórias narradas pelos membros da casa, a montagem de Maresia evoca a trajetória de mãe Kilunji e sua defesa pública da diversidade religiosa, evidenciando seus valores de harmonia e diálogo.
Por ter sido concluído em tempos de isolamento social, o lançamento do documentário institucional foi viabilizado pela internet, com ondas de divulgação que iniciadas pelo círculo de participantes da oficina, publicado em seguida para toda a comunidade da casa, seus simpatizantes e representantes de instituições do movimento negro capixaba e empoderada por campanha em parceria com a Comunicação da Secult/ES e a Casa da Escada, coletiva de produção cultural de Yuri, Maresia e Shimu.
Hoje ponto da Teia de Memória da cultura brasileira, o "Nzo Musambu ria Kukuetu, doc colaborativo" traz às redes de colaboração da diversidade sabedorias e reflexões necessárias à União de Todas as Nações no mundo naturalmente plural e abundante que acolhe nossas vidas.
Que seja de amor, respeito e harmonia!
🐚✨🌈