Edital 015/2017 - Exposições de Artes Visuais

Exposição “Táticas de Graffiti e não Graffiti”

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 25/10/2017 a 03/02/2018 às 23:59

Levantando questões acerca do real espaço da arte urbana “Táticas de Graffiti e Não Grafitti” é a primeira exposição individual do artista plástico Renato Ren, que fica em cartaz de 25/11/2017 a 03/02/2018, na Galeria Homero Massena, em Vitória. Formada por registros fotográficos e vídeos, a exposição mostra trabalhos executados pelas ruas da Grande Vitória ao longo dos últimos nove meses.

Site: https://galeriahomeromassena.wordpress.com https://galeriahomeromassena.wordpress.com

Descrição

Levantando questões acerca do real espaço da arte urbana “Táticas de Graffiti e Não Grafitti” é a primeira exposição individual do artista plástico Renato Ren, que estreou no dia 24 de novembro de 2017, às 19 horas, na Galeria Homero Massena, em Vitória. Formada por registros fotográficos e vídeos, a exposição mostra trabalhos executados pelas ruas da Grande Vitória ao longo dos últimos nove meses. No conjunto de ações que compõem essa pesquisa, Ren explora diferentes meios e desdobramentos do graffiti inserido no cenário underground e as suas possíveis relações com a arte contemporânea e os espaços ditos institucionais.

Segundo o artista, o acesso ao público nas ruas é infinitamente maior, assim como a liberdade para atuar de forma crítica. O movimento do graffiti, que ganhou força com o crescimento da cena Hip Hop americana a partir da década de 1980, é subversivo em sua essência, um respiro marginal em meio à sólida paisagem urbana. Para o artista, “Não podemos ignorar sua condição contracultura ou delimitar o graffiti ao uso de tinta spray sobre um muro, o graffiti nunca é feito a partir de uma encomenda". Com um projeto político de observação periférica “Táticas de Graffiti e Não Grafitti” problematiza o que popularmente pode ser considerado graffiti, o que entendemos por patrimônio público e privado, o abandono e a degradação ambiental urbana, os espaços destinados à publicidade nas cidades, entre outras questões.

A exposição, aprovada no Edital 015/2017 da Secult - ES, tem Clara Sampaio como curadora e projeto de arte educação desenvolvido por Kamilla Albani. A abertura da exposição está marcada para o dia 24 de outubro de 2017, às 19 horas, na Galeria Homero Massena.

Biografia

Nascido em São Paulo-SP, Renato Ren se mudou para Viana- ES, onde encontrou no graffiti sua primeira relação com a arte. Ao longo dos anos, passou a ter contato com diferentes referências, transformando as antigas "tags" em um trabalho geométrico, hoje facilmente reconhecido pelas ruas. Anos depois, decidiu estudar Artes Plásticas na Ufes, onde passaria a experimentar a simbiose dos dois universos: a arte contemporânea de acesso mais restrito junto ao que acredita realmente comunicar e ser capaz de deixar a cidade minimamente surpreendente. Além de artista, é MC no grupo de RAP Conteúdo Paralelo.

Redes Sociais do artista:
https://www.instagram.com/renato_ren
https://www.facebook.com/RenatoRenRenato

SERVIÇO:
Exposição Táticas de Graffiti e Não Graffiti
Artista Renato Ren
Abertura: 24 de outubro de 2017, 19 horas
Visitação: 25 de outubro 2017 a 03 de fevereiro de 2018
Entrada Gratuita
Local: Galeria Homero Massena
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 09h às 18h e aos sábados das 13 às 17h.
Endereço: Rua Pedro Palácios, 99 - Cidade Alta - Vitória - ES

Site/facebook:
https://www.facebook.com/ghmassena
https://galeriahomeromassena.wordpress.com
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Galeria Homero Massena - GHM

A Galeria Homero Massena – GHM é o espaço da Secretaria de Estado da Cultura – SECULT voltado a produção contemporânea de artes plásticas. Inclui em sua programação as exposições selecionadas pelos editais anuais, mostras do acervo e ação educativa em atividades que propiciem a interação entre o público, a obra, o artista, os educadores e a equipe institucional.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem