Encontro de Hip Hop: Formação e Cypher

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

A presente proposta se apresenta como parte do movimento cultural Hip Hop que se constitui por 04 elementos: MC’s que em sua atuação utilizam-se de recursos da rima e poesia; Graffiti que se inserem nas manifestações artísticas visuais; DJ (Dj’s) que se articulam pela produção sonora (música) e o Breaking (B-boy/ B-girl) que se fundamenta na quebra do ritmo pelo corpo.

Descrição

A proposta Encontro de Hip Hop: Formação e Cypher se apresenta como parte do movimento cultural Hip Hop que se constitui por 04 (quatro) elementos: Mestre de Cerimônia (MC’s) que em sua atuação utilizam-se de recursos da rima e poesia, valendo-se das palavras; Graffiti (grafiteiros(as)) que se inserem nas manifestações artísticas visuais; DJ (Dj’s) que se articulam pela produção sonora (música) e o Breaking (B-boy/ B-girl) que se fundamenta na ação do corpo durante o processo de quebra dos ritmos executado durante a música (geralmente operada pelos Dj’s). É relevante que se coloque que em todos os elementos citados acima, o substrato vital para sua realização é a constituição do indivíduo que o pratica, tanto que em períodos passados ou na atualidade pode-se contemplar em toda a produção uma ligação direta com a realidade vivida pelo executor. Essa proposta se fundamenta no processo de formação para todos os praticantes dos 04 (quatro) elementos: Breaking, Graffitti, Mc’s e Dj’s, possibilitando a aproximação entre si e com toda a cultura Hip Hop.

Partindo de toda a contextualização apresentada acima; do baixo indice de realização de eventos com caráter exclusivo de formação dentro da cultura Hip Hop e do distanciamento dos praticantes dos elementos que constituem o movimento como todo é que a proposta Encontro de Hip Hop: Formação e Cypher surge, a atividade aqui proposta prevê que aconteça 08 (oito) encontros e sua constituição se dá em 03 (três) etapas. Os locais a serem realizadas as atividades são o Museu Capixaba do Negro (MUCANE), Centro de Referência da Juventude – CRJ de Vitória e Núcleo Afro Odomodê.
1° Etapa: 04 (quatro) encontros, com carga horária de 04 (quatro) horas cada, em forma de rodas de conversa, sendo os seguintes eixos abordados: 1 Prática histórica de Dj no movimento Hip Hop, realizada pela Dj Miria (SP) ; 2 A participação feminina no graffiti, ministrado pela grafiteira Crica (SP); 3 A prática de Mc, ministrado pela Mc Brisa Flow e 4 Breaking e os Universos Possíveis, dirigido pelo B-boy Gerson (SP), realizados no auditório do Museu Capixaba do Negro – Mucane, em Vitória – ES.
2° etapa: 01 (um) encontro em configuração de oficina, com carga horária de 08 (oito) horas para Elaboração de Projetos Culturais com o articulador cultural Geovanni Lima (ES), para 30 individuos chamados via formulário de documento no Google Drive, realizado no Nucleo Afro Odomodê, em Vitória – ES;
3° etapa: 03 (três) encontros em formato de batalha com premiação, sendo apresentada pelo Mc Teco, com participação do Graffiteiro Chic e o Dj jack. Os jurados serão levantados durante os econtros realizados na primeira etapa desse projeto, realizados no Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Vitória – ES.
Ainda é importante que se coloque que essa proposição se articula com os equipamentos Municipais de Juventude da cidade de Vitória (Centro de Referência da Juventude – CRJ / Núcleo Afro Odomodê) que apresentam em sua programação diária diversas atividades direcionadas ao público da cultura Hip Hop. (ver cartas de anuência) Reafirma-se com essa proposição e a participação do Museu Capixaba do Negro (MUCANE) no projeto o Hip Hop como um movimento que em sua origem baseia-se em caracteristicas Afro, portanto se estabelece como lugar de resistência.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Juliano Eliseu da Silva

Juliano Eliseu da Silva, vulgo BBoy Chapolin, natural do estado do Espirito Santo Brasil, coordenador da UDES-União de Dançarinos do Espirito Santo, fundador e diretor da CIA Underground Funkers grupo de Breaking, produtor cultural desde de 2009.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem