Edital 013/2017 – Inventário, Conservação e Reprodução de Acervos

DESCRIÇÃO E ACONDICIONAMENTO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

DESCRIÇÃO E ACONDICIONAMENTO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA

Site: http://patrimoniofotograficonovavenecia.blogspot.com/ http://patrimoniofotograficonovavenecia.blogspot.com/

Descrição

O projeto Patrimônio Fotográfico de Nova Venécia tem como objetivo principal proporcionar maior visibilidade ao acervo iconográfico que se encontra sob a custódia da Biblioteca Municipal de Nova Venécia visando disponibilizar aos pesquisadores e a população em geral, com interesse na história cultural do Espirito Santo, o acesso às imagens e as informações do contexto fotográfico da cidade.

O acervo iconográfico da BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA é composto por aproximadamente 3.000 imagens que retratam a história da cidade e faz referência a gestão de diversos prefeitos no período compreendido entre 1960 e 1990, como também documentam os fatos relacionados a eventos, solenidades, exposições e acontecimentos relacionados à municipalidade.

Patrimônio fotográfico é, em nossa análise, a ideia geral de organização, guarda, preservação e possível divulgação de acervos fotográficos que compreendem também os objetos, incluindo materiais relacionados às indústrias fotográficas, tais como publicações, fotografias, cartazes, materiais publicitários, manuscritos e várias criações, entre as quais estão equipamentos técnicos e conceitos como a perpetuação de técnicas e ambientes caída em desuso associado à reprodução e apresentação desses meios. Incluímos ainda nesse entendimento acervos fotográficos pessoais, profissionais e institucionais e sua importância social, industrial, cultural, artística, histórico e/ou documental.

A descrição e o tratamento do acervo foi realizado por uma equipe multidisciplinar com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE e a digitalização das imagens seguiu as Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

Etapas do Projeto:

- Organização das informações, produção das orientações e reunião com a equipe.

- Pesquisa com a equipe interdisciplinar para levantamento e análise das informações do acervo e dos seus usuários em potencial, suas necessidades e o seu ambiente;

- Higienização: processo de higienização e eliminação por limpeza mecânica, resquícios de agentes biológicos e químicos de todo o acervo.

- Identificação e descrição de todo o acervo utilizando a Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE;

- Acondicionamento do acervo, definitivamente, em base de papel alcalino e jaquetas de poliéster;

- Criação do blog do projeto e de uma página no facebook para divulgação das ações do projeto;

- Divulgação: Na mídia espontânea e na rede visando intensificar a utilização do site (blog e facebook) e receber o feedback dos usuários;

- Oficina com vagas disponíveis ao público externo.

- Exposição: Em local de livre acesso e com ampla divulgação

- Palestra: Aberta ao público e gratuito visando apresentar o relatório final do projeto e o planejamento da continuidade das atividades visando ampliar o acervo.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Geovane José de Oliveira

Graduado em Arquivologia (UFES), técnico em contabilidade, Agente Cultural, atua em projetos culturais que visam o registro, o resgate e a preservação da memória capixaba.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem